Entre prêmios literários e resenhas, o blog Palavras Casmurras está com você em qualquer assunto literário. Hoje, para nossos leitores e escritores que também são vestibulandos, organizamos uma lista com os livros obrigatórios para o Vestibular da UERJ 2025.
Ao lado de cada um dos itens abaixo, você terá o link que o levará direto para o site da Amazon. Ao adquirir a obra usando um de nossos links, você ajuda financeiramente o blog a continuar nosso trabalho. Confira os livros indicados pela UERJ para o vestibular de 2025:
1º Exame de Qualificação UERJ 2025: Linguagens

“As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo é o livro do primeira exame de qualificação do vestibular 2025 da UERJ. Neste livro, Veríssimo nos diverte com crônicas que exploram as pequenas comédias do cotidiano. Além diso, com seu humor ácido e inteligente, ele revela as diversas “mentiras” que permeiam as relações humanas. Para adquirir seu livro, clique aqui.
2º Exame de Qualificação UERJ 2025: Linguagens
“Quincas Borba”, de Machado de Assis é o livro do segundo exame de qualificação do vestibular 2025 da UERJ. Machado nos apresenta uma narrativa rica em ironia e crítica social. Acompanhamos a história de Rubião e seu cão, Quincas Borba, e somos convidados a refletir sobre a filosofia do “Humanitismo”. Então, não perca tempo e adquira essa obra neste link.
Exame Discursivo: Língua Portuguesa e Literaturas
“Caim”, de José Saramago é o livro escolhido para a prova discursiva de Língua Portuguesa e Literaturas. Esta história reimagina a história bíblica de Caim com uma perspectiva crítica e questionadora. Ou seja, a obra é, certamente, um convite à reflexão sobre moralidade, livre arbítrio e a natureza humana. Compre o livro aqui.

Exame Discursivo: Redação
“O conto da aia”, de Margaret Atwood Atwood é o livro indicado para a Redação. A história transporta para uma realidade distópica em que a liberdade feminina é drasticamente restringida. A narrativa, portanto, se constrói como um grande comentário sobre autoritarismo, direitos das mulheres e resistência. Adquira a obra neste link.
Leitura para além do vestibular 2025

Muitos estudantes dizem que suas primeiras leituras e experiências com literatura começam através das obras de vestibular no ensino médio. Certamente, essa estatística não é rara. Contudo, esperamos que você, caro leitor, fure a bolha e conheça outras obras. Então, que tal começar por uma leitura instigante de um livro de contos sobre o Rio de Janeiro e um conto sobre o que é a verdade?
O sangue nosso de cada dia – contos
O Rio de Janeiro, palco de contrastes e paradoxos, é o cenário onde primeiramente dor e alegria se entrelaçam nas vivências cotidianas. E é por isso que o livro “O sangue nosso de cada dia” nos imerge nessa realidade, além de nos confrontar com contos que desafiam nossas crenças. Prepara-se, leitor, para histórias tão marcantes que parecem destinadas às manchetes jornalísticas. Adquira aqui!
A verdade é uma mentira bem contada – conto

No tribunal, inicialmente, a verdade se mostra elusiva. Marcos é acusado e seu julgamento desafia a essência da verdade. Além disso, a narrativa se aprofunda na ambiguidade entre fato e ficção. “A verdade é uma mentira bem contada” nos faz questionar a própria realidade. Adquira aqui!