Polêmicas à parte, estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura

prêmio sesc literatura 2024

No final do ano passado, polêmicas e incertezas rondaram o Prêmio Sesc de Literatura. Após o rompimento da parceria com a editora Record, o prêmio reabre sua inscrição e com novidades.

Prêmio Sesc de Literatura

O Prêmio Sesc de Literatura é um dos mais importantes e consagrados do país na distinção de escritores inéditos. Podem concorrer autores não publicados nas categorias Romance, Conto e Poesia. O Prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Além disso, impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional ao oferecer oportunidades a novos escritores.

Novidades

Esse ano, o concurso conta com algumas novidades listadas a seguir:

  1. Inclusão da categoria POESIA;
  2. Publicação pela Editora Senac Rio e não mais pela Record;
  3. Menção honrosa ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, que tenha inscrito seu trabalho literário para concorrer ao Prêmio Sesc de Literatura.

Requisitos básicos

O objetivo do concurso é premiar obras inéditas nas categorias CONTO, ROMANCE e POESIA, destinadas a todos os públicos, escritas em língua portuguesa, por autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as residentes no Brasil.

Em cada inscrição o/a candidato/a deverá enviar um livro inédito, ou seja, que nunca tenha sido publicado. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não tenha número de registro no ISBN. Obras lançadas em plataformas digitais não poderão ser inscritas.

Os textos de CONTO e ROMANCE devem, obrigatoriamente, ser digitados em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, estilo normal, na cor preta, parágrafo de alinhamento justificado, espaço entrelinhas duplo, todas as margens 2,5 cm.

No caso de POESIA, a fonte deverá ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, sem outra indicação de formatação, desde que a formatação escolhida não prejudique a leitura e avaliação da obra.

O arquivo deverá estar no formato PDF. Arquivos em outros formatos não serão aceitos.

A obra enviada deve obedecer aos seguintes parâmetros:

  1. Categoria CONTO deverá ter entre 100 mil e 400 mil caracteres com espaços.
  2. Categoria ROMANCE deverá ter de 160 mil a 600 mil caracteres com espaços.
  3. Categoria POESIA deverá ter no mínimo 50 páginas e no máximo 150 páginas com poemas.

As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 25 de março até às 18h do dia 22 de abril de 2024, no horário de Brasília. Inscrições fora desse período não serão consideradas.

Valor da premiação

O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada, pela Editora Senac Rio, com uma tiragem inicial mínima de 2.000 (dois mil) exemplares para cada categoria, além da disponibilização no formato e-book. E, cada vencedor/a assinará o contrato de publicação diretamente com a referida editora, que ficará responsável pelos termos de edição. 

Além disso, o/a vencedor/a de cada categoria receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Prêmio Sesc de Literatura 2023

Em 2023, os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura foram Bethânia Pires Amaro (conto) e Airton Souza (romance).

O NINHO / Categoria Conto

Os contos de O ninho dissecam as relações familiares sob a ótica feminina e buscam dessacralizar a casa como um lugar idílico e de segurança afetiva. As histórias vão se desenrolando para trazer à luz a disfuncionalidade do ‘lar’, em que o amor muitas vezes se mistura a dores e cicatrizes.

Bethânia concedeu uma entrevista para o Palavras Casmurras

“Sou o tipo de pessoa que precisa de silêncio para escrever. Então durante o dia tento fazer anotações (…)”

OUTONO DE CARNE ESTRANHA / Categoria Romance

A narrativa remonta os anos 1980, no final da ditadura. Dois homens se encontram e se apaixonam em pleno garimpo de Serra Pelada, onde relacionamentos homoafetivos eram proibidos, segundo a lei não escrita local. A violência, a paixão, o amor, a intervenção do Estado e a busca desenfreada pelo ouro se interconectam na mesma paisagem árida.

Gostou do conteúdo? Ajude-nos a continuar produzindo conteúdo de qualidade, compartilhe com seus amigos.

John Soares Cunha

Bacharel em Direito por acaso, escritor por convicção✒️, John Soares Cunha é especialista em copywriting e escrita criativa, e ama falar de livros e literatura. Aqui ele transborda sua paixão pela arte das palavras.

Deixe um comentário